7 de out de 2011

DIA DA CRIANÇA – Atividades Variadas em Circuito


Aqui estão algumas sugestões de atividades para o Dia da Criança, que são JOGOS que além de serem voltadas para o entretenimento dos alunos, trabalha Coordenação Visomotora, Socialização e cooperatividade.

Antes de tudo, é preciso organizar um espaço na sala de aula ou no pátio. Eu escolhi organizar os jogos na sala de aula com a turma do 2º ano, como mostra a seguir as ilustrações.

Foram esses quatro jogos, cada um em cada canto da sala para adquirir assim um espaço amplo entre eles, sendo que, em cada jogo havia um aluno voluntário para ser o organizador responsável pelas jogadas, um tipo de juiz, que além de marcar o nome do ganhador da rodada entregava uma ficha com o nome PRÊMIO. O ganhador vinha até mim para trocar a sua ficha por um prêmio real de acordo com o respectivo jogo vencido, além é claro de receber os parabéns.

A premiação foi a seguinte:
Boca do palhaço – Vale uma bala.
Joga do arremesso de argolas – Vale um pirulito.
Corrida de carrinhos – Vale um mini-brinquedo do balão surpresa.
Pescaria dos números pares – Vale um adesivo para colar no caderno.

Quanto à premiação, fica a critério de cada professor que escolher aplicar estas atividades. Valem lembrar que não importa o valor do prêmio, as crianças não se importam com isso, mas é preciso que sejam recompensadas por alguma coisa, apenas para concretizar a grande emoção que sentem ao serem um vencedor. Ao mesmo tempo em que sentem a sua participação valorizada, e que isso realmente vale a pena.
  
Agora vamos aos jogos:

BOCA DO PALHAÇO –  Consiste em acertar a boca do palhaço com uma bolinha confeccionada de papel.


CORRIDA DE CARRINHOS –  JOGO DE COOPERAÇÃO
Esse jogo confeccionei com uma caixa de conjunto de churrasco (espetos), e os carrinhos são de balão surpresa, numerados de acordo com o número das pistas.

O dado terá o mesmo nº dos carrinhos, no caso: 1, 2, 3 e 4, tendo o dado um dos lados “JOGUE OUTRA VEZ” e outro lado “ANDE 2 CASAS”.

As jogadas serão: cada jogador atira o dado e o nº que sair será o carrinho que avançará uma casa. Deste modo, o jogo torna-se cooperativo, pois, um colega joga o dado e quem avança com o carrinho poderá ser o seu coleguinha, ganhará o jogo quem chegar primeiro na linha de chegada.



“Observei expressões de agradecimentos entre os jogadores, essas atitudes, são muito importantes no desenvolvimento da socialização dos pequeninos, bem como, o fortalecimento da amizade entre os alunos”.


 

JOGO DE ARGOLAS – Consiste em acertar as astes de madeira com as argolas.
 

 PESCARIA DOS NÚMEROS PARES – As crianças que pescarem números pares terão direito ao prêmio.
Modelo para confecção dos peixinhos Clique aqui   


0 comentários:

Postar um comentário