domingo, junho 19, 2011

UM OLHAR PSICOMOTOR IV – PERCEPÇÃO ESPACIAL

Minha turminha
PERCEPÇÃO ESPACIAL


Considerando, que a noção de espaço não é inata, e sim vai sendo elaborada e construída por meio da ação e do movimento, tendo como base a interpretação de uma infinidade de informações recebidas por todos os sentidos. O profissional da educação, que trabalha com criança pequena, deverá proporcionar-lhe atividades, jogos e brincadeiras para desenvolver a percepção espacial. Pois, deste modo estará preparando a criança para a alfabetização, assim como, fornecendo-lhe habilidades para que tenha sucesso na aprendizagem escolar.
A percepção espacial integra três aspectos: a orientação espacial, a organização espacial e a estruturação espacial.
Veremos, as áreas que cada uma delas refere-se:
Orientação espacial – refere-se à possibilidade de determinar a posição de um objeto no espaço, com referência a conceitos como os pontos cardeais, a verticalidade e a horizontalidade.
* Causas da dificuldade na orientação: confusão com letras e números com grafias similares, exemplo: b-d, p-q, 6-9, 3-5. Também, problemas em reconhecer direita e esquerda.
Organização espacial – refere-se à maneira como são estabelecidas as relações espaciais, temporais ou espaço-tempo entre elementos que são independentes.
* Causas da dificuldade na organização: problemas de ordenamento das letras para formar uma palavra ou no caso dos números.
Estruturação espacial – refere-se à possibilidade de estabelecer relações entre elementos para formar um todo.
* Causas na dificuldade na estruturação: problemas em separar palavras (percebe-se na alfabetização em separar as palavras escritas em caixa alta, ex: CASABONITA.), e mais, na concordância de gênero, número e conjugação.
Obs: a lateralidade e a direcionalidade encontram-se muito relacionadas com a estruturação espacial.

 Professora Carminha♥
 

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!