domingo, junho 19, 2011

EXERCÍCIOS DE PERCEPÇÃO ESPACIAL

EXERCÍCIOS QUE TRABALHAM NOÇÕES: EM FRENTE-ATRÁS /
EM CIMA-EMBAIXO / DIREITA-ESQUERDA

# O professor pede aos alunos para fazerem mímicas com a mão que executam certas atividades do dia a dia tais como: comer, pentear-se, desenhar, cumprimentar, etc.

# O professor e os alunos com um objeto na mão. O professor em frente aos alunos começa a posicionar o objeto, verbalizando onde o coloca, ex: embaixo, em cima, do lado, do outro lado. Os alunos devem posicionar o objeto e repetir a palavra. VARIAÇÃO: mesmo exercício sem nomear o posicionamento para que a criança o copie e nomeie, e ainda, o professor da a instrução sem executá-la, para que a criança a execute.

# O professor desenha um quadrado no chão, para cada criança se posiciona dentro, o professor dá instruções como pular para um lado (direita), para o outro lado (esquerda), pular para frente, par trás. VARIAÇÃO: designar uma senha a cada movimento, ex: 1dedo pular para frente, 2 dedos para trás, etc, ou ainda, dar duas instruções seguidas.

# Pendurar um tabuleiro (uma tábua ou um pano) na parede, o aluno deverá arremessar uma bola seguindo a ordem do professor, ex: jogue em cima, embaixo, do lado, etc.


# Em uma folha A4 a criança deverá desenhar seguindo as orientações do professor, ex: desenhar uma casa embaixo à esquerda da folha, um sol em cima à direita, uma árvore do lado da casa, uma flor na frente da casa, etc.

# Em folha A4 fazer riscos da esquerda para a direita, do centro para a direita, do centro para cima e do centro para baixo.    


1 comentários:

Anônimo disse...

Amei suas postagens.Muito enriquecedora suas informações e atividades também.
obrigada

Postar um comentário

Sua opinião é importante!