segunda-feira, junho 27, 2011

BRINQUEDOS CANTADOS I – MOTRICIDADE AMPLA


DONA ARANHA

* Formação: dispersos em um local determinado pelo professor, de preferência perto de uma parede, para seguir os movimentos da canção;
* Desenvolvimento: os movimentos serão produzidos mediante a letra da canção;
* Letra:
A dona aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
A chuva já passou e o sol já vem surgindo
E a dona aranha continua a subir.

A dona aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
Ela é teimosa e desobediente
Sobe, sobe, sobe e nunca está contente.

ROSA AMARELA

* Formação: dispersos em círculo;
* Desenvolvimento: a canção já dita o que fazer, ao cantar o refrão, dar passos de “ciranda” erguendo os braços pra cima;
* Letra:
Olha a rosa amarela tão teimosa e tão bela
Olha a rosa amarela tão teimosa e tão bela.

[Refrão]
[ Iaiá meu lenço pra me enxugar
Esta despedida já me fez chorar] 2x


JACARÉ POIÔ

* Formação: círculo, segurar a cintura ou o ombro do colega da frente;
* Desenvolvimento: os participantes baterão o pé mais próximo do centro do círculo, quando canta ‘jacaré poiô’;
[ Eu sou, eu sou, eu sou
Eu sou o jacaré Poiô.] 2x

[ Balança o rabo jacaré
Balança o rabo jacaré Poiô.] 2x

DONA FORMIGUINHA

* Formação: círculo;
* Desenvolvimento: os participantes, a cada passo, balançarão seus corpos de um lado para o outro, conforme a letra da canção. Ao “encher o seu porão’, os participantes despejarão seus “sacos de ...” para o lado de dentro do círculo;
* Variação: dois círculos, um gira para um lado e  vice-versa, a cada rodada: movimento de carregar um saco leve e  depois um pesado;

* Letra:
Um, dois, três, sacos de farinha
Quatro, cinco, seis, sacos de feijão
Trabalhando dona formiguinha
Vai enchendo aos poucos seu porão.   

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!