sábado, maio 21, 2011

DESENVOLVER: SOCIALIZAÇÃO / LINGUAGEM / 
COORDENAÇÃO VISOMOTORA / MOTRICIDADE AMPLA 
/ COGNIÇÃO

TAREFAS PARA DESENVOLVER A COGNIÇÃO

* Professor ordena que o aluno procure objetos que estão fora da sua
linha de visão;
* Discriminar semelhanças e diferenças em objetos;
* Folhear livros e revistas;
* Montar e desmontar brinquedos; perceber partes e todo em um objeto
 (em gravuras, desenhos...);
* Brinquedos de encaixe;
* O professor poderá utilizar-se da TV-sucata para desenvolvimento da
 linguagem;

ATIVIDADES MOTORAS

# Arremessar saquinhos de areia;
# Chutar bola;
# Dançar e/ou cantar;

JOGO FUTEBOL LEGAL

Objetivo: Estimular a socialização e o desenvolvimento da motricidade ampla;
Jogar:
* Formação alunos em duplas para jogar futebol, até os goleiros;
* Todos de mãos dadas para jogar;
Obs: este jogo proporcionará ao aluno com autismo a aprender o que deve
fazer para jogar, quais são os procedimentos e como se organizar. Sendo
que desta forma ele fará a associação de como se joga futebol.

# Objetivo: Promover ao aluno autista a socialização, aquisição de novos
 conceitos e registrá-los e desenvolver a coordenação visomotora;
# Material: 1 caixa de sapato; 10 tampas de garrafas ou botões; 1 lista dos números de1 a 10; e 1 pregador;

MODELO DE LISTA PARA IMPRIMIR - clique aqui 
 
Modelo de jogo

Jogar:
- Formação em duplas;
- Um aluno fica com a caixa, o outro com as tampinhas, a lista dos números
 e o pregador;
- O aluno joga a tampa e tenta acertar dentro da caixa, quando acertar, ele pega
o pregador e fixa no numeral 1 da lista, continuar jogando as tampas até
marcar
o número 10 da lista;
- Depois do término, os alunos trocam de papéis, quem era jogador de
 tampas vira responsável pela da caixa.

OBS: apliquei este jogo com uma criança que apresenta discalculia,
constatei que é um ótimo recurso para desenvolver a noção de numeral
 e conservação da quantidade. Esta é um ótimo jogo para o período da
Alfabetização.

8 comentários:

Silvana Lima disse...

Amei seu blog, parabéns, sou agora sua seguidora!

http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br/

Professora Carminha disse...

Oi Silvana Lima, fico feliz com você, obrigada!
Adorei muito o teu blog também, pois representa um ótimo trabalho e cheio de informações úteis, portanto, também sou uma seguidora, beijos!

Dedéia da Ilha disse...

Adorei a dica de atividade. Gostaria de receber outras. Tenho um aluno com suspeita de autismo de 7 anos, com hiperatividade e deficiência intelectual no primeiro ano do fundamental.
Preciso muito de sugestões como a que você deu de atividades.
Muitíssimo obrigado.



Professora Carminha disse...

Olá Dedéia, parece complicado mesmo lidar com crianças assim mas fique tranquila, pois são exatamente essas crianças fazem com que nós profissionais evoluímos no ato de lecionar, veja isso como uma grande oportunidade na soma das tuas experiências, nunca devemos perder o entusiasmo dentro daquilo que escolhemos ser. Vou ver algo mais para te enviar pelo e-mail. Grata pela visita, bjos.

Ferramenta de Comunicação disse...

sou professora de educaçao fisca e vou iniciei em uma escola especial com autistas severos estou muito preocupada e com muita dificuldade gostaria de sugestoes de aulas

Professora Carminha disse...

Olá colega, é normal essa preocupação mas não precisa se desesperar porque você está diante de uma grande oportunidade de evoluir profissionalmente mais do que imagina e com o tempo esse domínio será apaixonante. Estou na sala de recursos AEE, pode usar meu e-mail para especificar suas dúvidas, será um prazer ajudar.

Unknown disse...

Bom Dia! Tenho uma prima com autismo severo e toda as quatrás feira vou brincar c ela. Gostaria de informações de brincadeiras que ela possa se interessar e interagir comigo.
Obrigado.

Unknown disse...

Bom Dia! Tenho uma prima com autismo severo e toda as quartas feira vou brincar c ela. Gostaria de informações de brincadeiras que ela possa se interessar e interagir comigo.
Obrigado.

Postar um comentário

Sua opinião é importante!